terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cinderella - Parte 2

SOFTWARE CINDERELLA 2 - ANÁLISE EDUCACIONAL

O software possui principalmente uma abordagem construcionista, permitindo a construção de formas geométricas de maneira dinâmica, basicamente com o uso do mouse e de ferramentas e ações, além do uso de linguagem de programação aplicada à geometria. Entretanto, ele também possui um laboratório virtual de Física – CindyLab – que trabalha com simulação, assumindo assim uma abordagem instrucionista.
Se bem explorado pelo professor, o software auxilia no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da geometria. As ferramentas e ações do software são apresentadas de maneira organizada e clara, dando autonomia ao usuário para fazer suas construções. Esse software é uma ótima ferramenta educacional e é totalmente compatível com o currículo escolar e com as novas tendências da Educação Matemática, além de ser politicamente correto com relação aos aprendizes, não apresentando nenhum conteúdo que possa causar constrangimento ao aluno.
A correta exposição do conteúdo não depende exatamente do software mas da abordagem didática do professor, de como ele utilizará os recursos desse software para construção/estruturação de conceitos. À medida que professor e aluno vão se familiarizando com os recursos do software, eles poderão avançar para outros níveis de abstração e sob outras perspectivas, ou seja, pode-se ir desde uma construção simples de uma forma plana qualquer a uma construção complexa, como os fractais. Esse avanço pode ser feito de forma suave e as atividades propostas podem ser adaptadas de acordo com a idade e habilidade dos aprendizes. Isso vai depender do elaborador/orientador das atividades.
O software não gera nem apresenta exercícios pré-programados. Qualquer tipo de exercício deve ser elaborado pelo professor ou orientador da aprendizagem. Da mesma maneira, o professor deverá fazer a avaliação da aprendizagem através da observação e análise das construções feitas pelo aluno, pois o software não possui um sistema de avaliação, seja ela quantitativa ou qualitativa.
A exploração do software é bem aberta, porém é mais adequada a séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O Cinderella não permite a seleção do tamanho de letras. A disposição das janelas abertas em algumas ações podem ser modificadas durante o trabalho com o software. A manipulação dos objetos na área de trabalho também é bem dinâmica.

(Elaboração: Osmar Ponaht e Rita Nolasco)

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