quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

GEOGEBRA - PROPOSTA DE ATIVIDADES

PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA COM GEOGEBRA

Área de conhecimento: Ciências Exatas

Público-alvo: Ensino Médio

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Retas Perpendiculares e Retas Paralelas

Objetivos:
  • Introduzir o uso de novas tecnologias no ensino de geometria analítica no Ensino Médio;
  • Revisar alguns conceitos de função linear durante a realização das atividades;
  • Construir os conceitos de retas perpendiculares e paralelas na geometria analítica, observando a relação entre os coeficientes;

Procedimentos Metodológicos:
Os alunos serão orientados por um roteiro elaborado pelo professor. A partir desse roteiro o aluno deverá fazer algumas construções de retas perpendiculares e paralelas utilizando tanto o mouse quanto o campo de entrada do Geogebra. Em seguida analisarão as relações entre os coeficientes dessas retas construídas registrando suas conclusões que posteriormente serão socializadas, discutidas e formalizadas pelos alunos e professor.

Cronograma: duas aulas

Recursos:
Sala de informática com o software instalado nos computadores, uma cópia do roteiro para cada aluno, projetor multimídia para a socialização, quadro e pincel/giz.

Avaliação:
A avaliação poderá ser feita pela observação da participação e do desenvolvimento dos alunos na realização das tarefas e pela análise dos registros individuais ou em grupos. A sugestão é que os alunos socializem e discutam os conceitos construídos durante a realização das atividades, confrontando esses conceitos com as definições do livro didático adotado.


ROTEIRO DE AULA

1) Construa uma reta a inserindo uma equação do tipo y = kx + d no campo de entrada;


2) Trace uma reta b, perpendicular à reta a;


 3) Na janela de Álgebra, clique com o botão direito do mouse sobre a equação b e selecione “Equação y = kx + d”;

4) Movimente a reta b e verifique as mudanças ocorridas nos coeficientes dessa reta comparando com os coeficientes da reta a;

5) Construa outras retas perpendiculares à reta a e compare novamente seus coeficientes;


6) Abra uma nova janela e repita os passos de 1 a 5, modificando a equação y = kx + d (Procure utilizar valores diversificados para os termos k e d dessa equação);

7) Quais são suas conclusões? Registre-as numa folha de papel para entregar ao professor.

8) Que conclusões podemos estabelecer se, ao invés das retas a e b serem perpendiculares, forem paralelas? (Utilize o mesmo processo utilizado para retas perpendiculares).

 (Elaboração: Osmar Ponaht e Marcelo Braga)

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