PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA COM CINDERELLA
Área de conhecimento: Ciências Exatas
Público-alvo: Anos finais do Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Retas perpendiculares e triângulo equilátero
Objetivos Geral:
- Introduzir o uso de novas tecnologias no ensino de geometria plana no Ensino Fundamental.
Objetivos Específicos:
- Construir retas perpendiculares com o uso do software por meio de retas e circunferências, simulando construções com régua e compasso;
- Construir triângulos equiláteros com o uso do software por meio de retas e circunferências, simulando construções com régua e compasso.
Procedimentos Metodológicos:
Primeira etapa:
Apresentação dos conceitos de geometria plana, como ponto, reta, retas paralelas e perpendiculares, relação entre ponto e reta e polígonos em sala de aula;
Segunda etapa:
Realizar a primeira tarefa (construção de retas perpendiculares) de maneira instrucional, acompanhando o desenvolvimento dos alunos, para que eles se apropriem dos passos a serem seguidos;
Propor a segunda tarefa como desafio para que os alunos, tendo como base a primeira atividade, tentem construir um triângulo equilátero usando os procedimentos da primeira atividade.
Observação: Se os alunos não tiverem familiaridade com o software é necessário que o professor começa a aula apresentando o software e explicando as ferramentas básicas para realização da atividade.
Observação: Se os alunos não tiverem familiaridade com o software é necessário que o professor começa a aula apresentando o software e explicando as ferramentas básicas para realização da atividade.
Cronograma: duas aulas
Recursos:
Para primeira etapa: livro texto; régua, lápis, borracha, papel, compasso, etc;
Para segunda etapa: Computador com o software instalado e ficha de acompanhamento.
Avaliação:
A avaliação poderá ser feita pela observação da participação e do desenvolvimento dos alunos na realização das tarefas e pela análise dos registros individuais ou em grupos. A sugestão é que os alunos, individualmente ou em grupos, descrevam e justifiquem os passos seguidos para a construção das figuras geométricas.
PRIMEIRA TAREFA:
(Construção de retas perpendiculares)
1) Construa uma reta usando a ferramenta “traçar linha de conexão”. Observe que uma reta a é construída, passando por dois pontos A e B.
2) Usando a ferramenta “traçar dois pontos e circunferência”, desenhe uma circunferência com centro no ponto A passando por B e uma circunferência com centro em B passando por A.
3) Marque o pontos de intersecção das duas circunferências clicando com a ferramenta “adicionar um ponto” sobre essas intersecções.
4) Desenhe uma reta passando por esses pontos de intersecção.
5) Selecione “mover elemento”, clique sobre um dos pontos, A ou B, segure e arraste movimentando esses pontos. As retas continuam perpendiculares?
SEGUNDA TAREFA:
(Construção de um triângulo equilatero)
Usando um processo semelhante ao da construção das retas perpendiculares tente construir um triângulo equilátero.
Sugestão: Após a construção do triângulo:
a) Meça os ângulos internos com a ferramenta “medir ângulo”;
b) Meça as medidas dos lados do triângulo com “medir distância”;
c) Movimente os pontos A e B. O que acontece com os ângulos internos do triângulo? E com as medidas dos lados do triângulo?
Essas atividades são apenas pontos de partida para outras utilizações do software. Use sua criatividade.
(Elaboração: Osmar Ponaht e Rita Nolasco)
(Elaboração: Osmar Ponaht e Rita Nolasco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário